quinta-feira, 28 de abril de 2011

Programa Nacional de Banda Larga não deve cumprir meta de 2011




Ainda estamos na primeira metade de 2011, mas o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) já não deve cumprir sua meta inicial. Segundo a Agência Brasil, o presidente da Telebrás, Rogério Santanna, afirmou que o número de cidades atingidas pelo projto até o final do ano – recentemente reduzido de 1.163 para 800 municípios – pode cair ainda mais. O motivo seria o corte de gastos, que acabou afetando parte da verba destinada ao PNBL.
Outro obstáculo para o início da implantação é o atraso na assinatura de um contrato do Governo Federal com a Petrobras e a Eletrobras relativo ao uso de fibras ópticas públicas para possibilitar a transmissão nos municípios escolhidos.
A expectativa, segundo o Ministério das Comunicações, é que o dinheiro retirado agora volte a ser injetado no projeto nos próximos anos para que o próximo objetivo seja cumprido com folga: atingir 4.278 cidades até 2014. Vale lembrar ainda que, apesar do fracasso aparente do PNBL, os acessos à banda larga fixa e móvel vêm crescendo no país.
Além disso, haveria uma pressão por parte das companhias telefônicas para que o PNBL não fosse implantando em tantas localidades. O motivo seria a alta disseminação de softwares que permitem uma comunicação tão eficiente quanto o telefone sem nenhum custo, como o Skype.


Fonte: Baixaki

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Assine o Chrome OS e ganhe um notebook


O Chrome OS, o sistema operacional da Google, deve chegar ao mercado na metade deste ano funcionando por meio de um sistema de assinatura mensal na faixa de 10 a 20 dólares. Informações publicadas pelo site Neowin dão conta ainda que os usuários que assinarem um plano, automaticamente, ganharão um notebook.
O modelo de negócios é inédito no mercado. O plano mensal incluiria ainda uma garantia contra eventuais defeitos de fabricação do produto e conexão com a internet em tempo integral, graças a parcerias com operadoras de telefonia.
Os rumores, contudo, não apontam se apenas os clientes do Google Apps ou qualquer usuário com uma conta Google poderá adquirir um produto. Os notebooks, de configuração simples, também estarão disponíveis para venda avulsa, num modelo de distribuição similar ao do Android, utilizando intermediários.
Se confirmada, a agressiva estratégia da empresa pode fazer frente à Microsoft, abocanhando uma significativa parcela de mercado. Larry Page, um dos fundadores da Google, teria afirmado que tem como desejo pessoal tirar mercado do Windows inaugurar uma nova era na computação.
Ainda não há nenhuma informação a respeito da abrangência do sistema de assinaturas, mas caso seja adotada a mesma estratégia do Google Apps, por exemplo, é bem provável que o Brasil também seja incluído na lista de países contemplados pelas assinaturas do Chrome OS.


Fonte: Baixaki

terça-feira, 19 de abril de 2011

Novo notebook da Samsung resiste a 1 tonelada de pressão



A Samsung divulgou hoje (19) informações a respeito de um novo notebook superdurável para uso corporativo. Trata-se de um modelo pertencente a Sense Series 6, o é capaz de resistir a até uma tonelada de pressão. O diferencial está no revestimento que é composto por Duracase ProMC (magnésio).
A informação oficial é de que o novo notebook passou por testes antichoque e de resistência de pressão, os quais comprovaram que a produto é até cinco vezes mais forte do que outros modelos comuns. A Samsung ainda informa que os testes realizados foram exatamente os mesmo que o Pentágono efetua para testar materiais do gênero.
Além de resistente, o novo PC portátil é poderoso. A fabricante informa que ele vem equipado com um processador Intel Core i7 de segunda geração, uma placa de vídeo NVIDIA Hybrid Graphics e tela de 14 polegadas. A quantidade de memória RAM e o tamanho da unidade de armazenamento podem ser escolhidos pelo usuário. Este Samsun 6 Series ainda traz USB 3.0, Wi-Fi e 3G opcional.

 
Fonte: Baixaki

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Apple processa Samsung por copiar iPhone e iPad


Na última sexta-feira (15/4) a Apple entrou com um processo contra a Samsung Electronics. Os documentos, apresentados à justiça da Califórnia (Estados Unidos), apontam que a empresa coreana copiou o iPhone e o iPad para criar a família de produtos Galaxy.

Segundo o processo, a Samsung usou o mesmo visual, design e interface com o usuário dos produtos Apple na linha de smartphones e tablets Galaxy. O que violou as leis de uso de patente e de marca.

“Esse tipo de cópia descarada está errado”, afirmou a porta-voz da Apple Kristin Huguet, por meio de um comunicado oficial, segundo notícia da Reuters.

Até o momento, a Samsung não se posicionou oficialmente sobre o assunto.


Fonte: Olhar Digital

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Já imaginou baixar conteúdos da web a 105 Mpbs?

 
A Comcast Corporation, empresa de telecomunicação e entretenimento norte-americana, anunciou ontem (14) o lançamento oficial do Extreme 105 – serviço de acesso à internet de banda larga que disponibilizará 105 Mbps de velocidade em download e 10 Mbps para upload.
O pacote de conexão será comercializado, neste primeiro ano, por US$ 105 mensais. A organização começará implantando a rede nas regiões que são os seus maiores mercados. Entre as áreas contempladas, estão São Francisco, Seattle, Portland, Denver, Chicago, Miami, Washington, Filadélfia e boa parte de Boston.
A velocidade de download oferecida é muito superior à das redes brasileiras, que em média ficam próximas a 2 Mbps. Com a conexão da Comcast é possível baixar vídeos de alta definição em poucos minutos ou segundos, dependendo do tamanho do arquivo.
"Com isso, estamos alimentando a casa digital do futuro, com famílias inteiras usando vários dispositivos – computadores portáteis, consoles de jogos, comprimidos, smartphones –, permitindo que todos possam tirar proveito da alta largura de banda em aplicações simultaneamente e garantindo que cada um tenha uma ótima experiência online", comentou Cathy Avgiris, vice-presidente e gerente de comunicação e serviços de dados da empresa.


Fonte: Baixaki

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Microsoft Office Web Apps agora está em português!

Se você não possui o pacote Office instalado em seu computador, não se desespere! Agora, o Office Web Apps, que traz uma versão simplificada do Word, Excel, Powerpoint e OneNote, está disponível para acesso também no nosso idioma, com o corretor ortográfico já atualizado com as novas regras gramaticais.
Com isso, qualquer um que possua uma conta do Windows Live (a mesma usada para acessar o Hotmail e o MSN Messenger) pode também editar os arquivos nas nuvens, sem que seja preciso baixar nada no computador.
Além de ser compatível com o Office 2007 e 2010 na hora de abrir seus arquivos no computador, o serviço permite que você edite informações diretamente no navegador, armazenando os dados em 25 GB de espaço, no Windows Live SkyDrive.
O serviço também dá a você a possibilidade de compartilhar seus trabalhos com outros amigos da rede, tornando a ferramenta uma opção para trabalho colaborativo – assim como acontece no Google Docs.
Apesar de mais simples, o Office Web Apps é uma alternativa interessante para quem ainda não possui o pacote instalado no computador. Para usá-lo, basta acessar este link e inserir sua senha Live, navegando facilmente pelos principais programas Office, agora no idioma tupiniquim!


Fonte: Baixaki

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Vendas de netbooks devem ter decréscimo de 20% em 2011


Os bons tempos para o mercado de netbooks chegaram ao fim. Pelo menos, essa é a perspectiva de uma pesquisa divulgada pela empresa DisplaySearch. Ela projeta que, em 2011, devem ser comercializados 25,4 milhões de unidades desse tipo de equipamento no mundo, o que representa uma redução de aproximadamente 20% nas vendas, em comparação ao ano anterior.

O principal motivo que tem levado à desaceleração das vendas de netbooks é a oferta dos tablets. Isso porque, além desses equipamentos virarem uma alternativa para quem busca um computador portátil, os próprios fornecedores têm optado por migrar sua produção para equipamentos concorrentes do iPad.

Ainda segundo a pesquisa, o netbook só continuará a ter sucesso nos mercados em que o preço representa o principal diferencial de compra.

O levantamento aponta que, por outro lado, o mercado de tablets tende a apresentar um crescimento agressivo (de 150%) em 2011, quando serão comercializadas cerca de 52,4 milhões de unidades. A DisplaySearch aponta que, no segundo semestre deste ano, tende a ocorrer uma aceleração maior nas vendas desse tipo de dispositivo.

Fonte: Olhar Digital

terça-feira, 12 de abril de 2011

Brasil ocupa 56ª posição no ranking global de TI


O Relatório Global de Tecnologia da Informação 2010/2011, divulgado nesta terça-feira (12/4) pelo World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial), aponta que o Brasil ocupa a 56ª posição no ranking, que analisa o índice de adoção da TI para sustentar o crescimento e o desenvolvimento da economia. O País subiu cinco lugares em relação à última pesquisa.

O relatório cita que os principais entraves ao desenvolvimento das iniciativas de TI no Brasil são o marco
regulatório, a baixa qualidade do ambiente de mercado e o despreparo da população para lidar com tecnologia.

Os cinco primeiros lugares do ranking são ocupados, em ordem crescente, por: Suécia, Cingapura, Finlândia, Suíça e Estados Unidos.

Para chegar ao ranking global, o World Economic Forum utiliza uma avaliação batizada de Índice de Tecnologia da Informação (ITI). Ela analisa o nível de preparo dos países para adotar a tecnologia sob três pontos de vista: ambiente regulatório, empresarial e infraestrutura; preparo de indivíduos, empresas e governos para usar e aproveitar os recursos de TI e telecom; e a implementação das tecnologias disponíveis.

Com a inclusão de um número recorde de 138 economias, o relatório ainda é a maior e mais confiável avaliação internacional do impacto de TCI no processo de desenvolvimento e competitividade das nações. O Índice de Tecnologia da Informação (ITI) avalia o nível de preparo dos países para adotar a TCI em três áreas: no ambiente regulatório, empresarial e de infraestrutura da TCI; o preparo dos três principais grupos – indivíduos, empresas e governos – para usar e aproveitar da TCI; e a implementaçãoreal das tecnologias disponíveis.



Fonte: Olhar Digital

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sony fecha acordo com hacker do PlayStation 3


A Sony anunciou, nesta segunda-feira (11/04), através do PlayStation Blog, que entrou em acordo com George Hotz para encerramento de processo judicial. Hotz é o responsável por repassar as chaves criptográficas do PlayStation 3 pela internet, sendo um dos principais hackers do console.

Ambos afirmam que chegaram num consenso desde o dia 31 de março, quando Hotz concordou com termos impostos pela companhia, tais como não repassar informações de quebra de segurança dos hardwares da empresa.

Por conta do processo, a PlayStation Network e sites oficiais da Sony foram hackeados no dia 6 de abril, antes do resultado do acordo ser divulgado.


Fonte: Olhar Digital

domingo, 10 de abril de 2011

Revista brasileira confirma fábrica da Apple no Brasil



Nesta semana, a revista Veja publicou que os iPads e outros produtos da Apple estariam prestes a serem produzidos em fábricas brasileiras. Há tempos que boatos relacionados ao tema circulam pela web, mas essa foi a primeira vez que algum meio da imprensa deu informações sobre o assunto com tamanha veemência.
Ao que tudo indica, a fábrica da Foxconn (fabricante de várias peças da Apple na China) seria a primeira sede brasileira a produzir iPads. Informações da revista apontam ainda para a vinda do vice-presidente de relações governamentais da Apple ao Brasil, como uma prova do desejo da marca se estabelecer em terras brasileiras.
Fontes ligadas à empresa de Cupertino dizem que a Apple estaria buscando formas de conseguir a isenção de impostos para a fabricação de seus produtos, dependendo de parcerias governamentais para isso. A hipótese mais aceita até agora aponta para a distribuição de tablets para escolas públicas, de acordo com o índice de vendas dos aparelhos.

Positivo Informática: responsável pela pressa?


Muitos veículos da mídia nacional estão citando a Positivo Informática como principal responsável pela pressa da Apple. Alguns rumores afirmam que a Positivo estaria com projetos para lançar um tablet próprio ainda neste ano, com o sistema operacional Android. Se conseguir produzir os aparelhos com rapidez, a empresa paranaense deve reiterar os laços com o governo brasileiro.
Além disso, a Positivo também conta com uma boa parcela do mercado do país, possuindo parcerias consolidadas em várias redes de varejo (como lojas especializadas em crediários e supermercados). Esses fatores seriam alguns dos principais incentivos para a Apple.

O que isso representa?


Se as fontes da revista Veja estiverem realmente certas, em menos de 15 dias o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, deve anunciar oficialmente a instalação da fábrica em território paulista. Em alguns meses, quando os produtos fabricados aqui já estiverem nas lojas, as quedas no preço podem chegar a 30%.
Isso acontece porque componentes são taxados com valores mais baixos do que peças montadas. Ou seja, trazer os materiais da China para o Brasil e montar os iPads e outros aparelhos aqui seria mais barato do que importar os eletrônicos diretamente do país asiático. Agora, só nos resta esperar pela confirmação dessas informações.


Fonte: Baixaki

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Vício em tecnologia é semelhante ao das drogas


Pesquisa realizada pela Universidade de Maryland, localizada na cidade de College Park (EUA), revela que vício em tecnologia é semelhante ao de drogas. Seguindo o estudo, quatro em cada cinco estudantes avaliados sentiram algum tipo de desconforto físico ou mental ao serem afastados de seus gadgets.
Os sintomas mais comuns constatados foram o pânico, a confusão e o isolamento extremo. De acordo com o jornal The Telegraph, os pesquisadores descobriram que a maioria dos 1 mil jovens universitários entrevistados, espalhados por 12 instituições em 10 países, admitem ser viciados em algum tipo de tecnologia: smartphones, notebooks, televisores e redes sociais são alguns exemplos.
Relatos de alguns estudantes descrevem que eles sentiram ansiedade e depressão ao ficar longe dos eletrônicos. Uma universitária norte-americana confessou que seu desejo de estar “online” poderia ser comparado às crises de abstinências de pessoas viciadas em crack.


Fonte: Baixaki

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Processamento de dados mundial é de 9,57 zettabytes por ano

Cientistas da Universidade de San Diego, na Califórnia, apresentaram os resultados de sua mais recente pesquisa: a quantidade de dados que foi processada pelos cerca de 27 milhões de servidores existentes no mundo em 2008. O total é de 9,57 zettabytes, que podem ser convertidos em mais de 10 milhões de terabytes, a unidade de medida de dados mais avançada que conseguimos alcançar em mídias atualmente.
Para efeito de comparação, seria possível armazenar toda essa informação em uma pilha de livros que teria a extensão de vinte vezes o trajeto entre a Terra e Netuno. O estudo foi feito a partir de pesquisas de rendimento de máquinas, relatórios de indústrias, entrevistas com especialistas em tecnologia, consultas a vendedores da área e diversas outras fontes. Ainda segundo o documento final, o número de dados processados dobra a cada dois anos.
Segundo um dos autores do projeto, a maior parte do que foi contabilizado são informações que sequer são vistas pelos usuários, pois são rapidamente criadas, utilizadas e descartadas para realizar algum processo maior. Mesmo assim, são todas vitais para o funcionamento da rede como a conhecemos hoje. Além disso, outro ponto citado é a maior adesão à processos como a virtualização e a computação em nuvens, com dados cada vez mais sendo armazenados digitalmente por grandes companhias.
A equipe alerta também que o número pode ser ainda maior do que o publicado: algumas empresas, como a Google e a Microsoft, por exemplo, possuem servidores próprios e com alto fluxo de dados, tornando os cálculos ainda mais complexos.


Fonte: Baixaki

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Idosa de 75 anos desliga a Internet em parte da Georgia e Armênia

A polícia da Georgia prendeu, nesta quarta-feira (6/4), uma senhora de 75 anos acusada de cortar e roubar cabos de fibra ótica, derrubando a Internet no país e na vizinha Armênia por horas. De acordo com a AFP, a aposentada estaria escavando para encontrar pedaços de metal para vender, quando cortou o cabo que cruza os dois países, no último dia 28 de março.

A idosa, cujo nome não foi revelado, foi presa na vila de Ksani, ao norte do país, sob a acusação de ter causado danos materiais e pode ser condenada a até três anos de prisão. Segundo o porta-voz do Ministério do Interior georgiano, Zura Gvenetadze, a mulher aguardará o julgamento em liberdade devido à sua idade avançada. Os cabos são de propriedade da Georgian Railway Telecom e servem parte da Georgia, Armênia e Azerbaijão.

Durante todo o dia, os três principais provedores de internet da Armênia - ArmenTel, FiberNet Com. E GNC-Alfa - ficaram ofline, deixando cerca de 90% dos usuários sem conexão, como informou a agência Arka. Os serviços foram reestabelecidos à meia-noite em ambos países. 


Fonte: Olhar Digital

Pneu de bicicleta da Michelin se conserta sozinho


Pneus furados em bicicletas são uma das grandes dores de cabeça dos ciclistas, sejam eles profissionais ou amadores. Sair para dar um passeio sem levar as ferramentas básicas, como chaves e uma bomba de ar, pode significar voltar para casa a pé.
Entretanto, ao menos para os problemas de pneus furados, a Michelin acaba de disponibilizar uma solução barata para os consumidores. A empresa desenvolveu novos modelos de tubos internos, ordenados dentro da superfície do pneu.
O design do produto permite que, caso o pneu sofra alguma avaria, os tubos internos entrem em ação, aumentando a pressão sobre o local e evitando que o furo se expanda. A estrutura conta ainda com uma espécie de cola vedante, que completa o processo de selagem.
Os tubos são chamados de Protek Max, custam apenas US$ 9 e estão disponíveis em dois tamanhos. O produto já está disponível para venda nos Estados Unidos, mas ainda não há previsão de lançamento no Brasil.


Fonte: Baixaki

terça-feira, 5 de abril de 2011

iPad 2 deve chegar ao Brasil em julho


Rumores sobre o lançamento dos dispositivos da Apple é o que não faltam. Dessa vez, fontes próximas à empresa de Steve Jobs confirmaram que o iPad 2 deve chegar ao Brasil em julho deste ano.

Ainda não se sabe ao certo o dia e nem se a empresa irá atrasar ou adiantar a chegada dos tablets, mas a fonte garante que a Apple está iniciando uma movimentação rumo ao país. Outro ponto que confirma a breve chegada do dispositivo é a homologação feita pela Anatel na semana passada, tanto na versão Wi-Fi como na 3G. 

O iPad 2 foi lançado no dia 2 de março de 2011 nos Estados Unidos e chegou a 25 outros países, em sua maioria europeus, no dia 25 de março. Diferente do que ocorreu com a primeira versão do tablet, que chegou ao Brasil cerca de oito meses depois do lançamento no mercado americano, a Apple parece estar bem mais agilizada nas entregas dos novos dispositivos.



Fonte: Olhar Digital

Intel lança linha de processadores Xeon de 10 núcleos


Nesta terça-feira (5/4), a Intel anunciou uma nova família de processadores de 32 nm Xeon E7 de dez núcleos. A linha – também conhecida como Westmere-EX –, contempla 18 modelos de chips voltados a servidores de missão crítica.

Segundo informações da Intel, os novos processadores apresentam uma performance 40% melhor do que a versão do Xeon 7500. Ao mesmo tempo, possuem um recurso para otimizar o consumo de energia do chip e incorporam duas novas tecnologias de segurança do Xeon 5600: o AES-NI (Advanced Encryption Standard New Instructions e o Trusted.

A fabricante projeta que mais de 35 sistemas baseados na linha Xeon E7 sejam lançados pela indústria de TI ao redor do mundo.

Em paralelo ao lançamento da linha E7, a fabricante anunciou a nova família Xeon E3, com 11 processadores voltados a servidores ‘entry-level’, com dois a quatro núcleos.

Fonte: Olhar Digital

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Nokia lança celular com Windows em 2012

O plano da finlandesa Nokia para reagir ao avanço da Apple e manter a dianteira no mercado de celulares começa a ser testado em 2012. De acordo com a companhia, as negociações com a Microsoft para o lançamento de aparelhos com o sistema operacional Windows Phone 7 estão dentro do cronograma. "A conversa está progredindo muito bem. Tudo será concluída dentro do previsto", disse Kai Oistamo, líder de desenvolvimento corporativo da Nokia, nesta segunda-feira.
As duas companhias assinaram um acordo de colaboração no dia 11 de fevereiro. Desde então, as duas gigantes da tecnologia têm se esforçado para desenvolver diversos modelos de aparelhos, como uma nova linha de smartphones, agendada para o começo do próximo ano. A união de forças visa à criação de um “novo ecossistema móvel” que possa concorrer com o iOS, da Apple, e o Android, do Google. O projeto, contudo, não foi bem-recebido pelo mercado. As ações da Nokia chegaram a registrar queda de 10% na Bolsa de Helsinque após o anúncio oficial.
A Nokia lidera o mercado de telefonia móvel em volume de vendas, mas em termos de inovação sua imagem foi muito debilitada desde a aparição do primeiro iPhone da Apple, em 2007. A perda de terreno da empresa finlandesa nos últimos anos levou seu diretor-executivo e antigo diretor da Microsoft, Stephen Elop, a comparar a situação da companhia com "uma plataforma petrolífera em chamas", em comunicado interno dirigido a seus funcionários.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/celulares-da-nokia-com-windows-podem-chegar-em-2012

Firefox 5 deve ser lançado em 29 de junho cheio de novidades



A versão 4.0 mal foi lançada e alguns detalhes sobre a nova versão do Firefox, a 5.0,  já estão surgindo. Segundo o site Conceivably Tech, o navegador vai receber atualizações de ferramentas para deixar o browser mais social, além de adotar algumas funcionalidades do Google Chrome.

Entre elas está a "Tab multi-select", que recentemente se tornou disponível no Chrome, e permite selecionar mais de uma aba, deixá-la fixa em um único lugar ou movê-la de um lado para o outro. 

As novidades ainda incluem o desaparecimento total do botão da home, que agora ficará como um aba fixa no navegador, e um visualizador de PDF integrado como o do Chrome. Os sites também irão atuar mais como aplicações tradicionais com menus nas próprias abas que podem ser configuradas pelos proprietários do site e haverá o gerenciamento de identidades, que vai suportar vários acessos ao mesmo tempo.

Na parte social, o browser terá um ícone de um avião na barra de URL que dará acesso a todas as contas de mídias sociais como Facebook, Twitter e outros serviços como Reddit ou Digg. Também será possível adicionar contas sociais e compartilhar sites diretamente da barra de URL.

De acordo com o site, vai demorar cerca de quatro semanas para que os usuários tenham ideia de como será a nova interface e recursos do navegador. No dia 13 de abril o browser vai iniciar um novo estágio no desenvolvimento e somente em 29 de junho o Firefox 5 deverá ser lançado. 


Fonte: Olhar Digital

Chrome OS deve ser lançado ainda no primeiro semestre de 2011


Na segunda metade de 2010 a Google apresentou oficialmente o esperado Chrome OS, sistema operacional (SO) em que tem como base a computação nas nuvens, ou seja, todo o conteúdo fica na web. De acordo com o site britânico Pocket-lint, a gigante da internet confirmou o lançamento para o mercado dos primeiros notebooks equipados com o SO para junho de 2011.
Ainda de acordo com a página inglesa, a Google faz com o Chrome OS algo semelhante ao que fez com o Android, procurando fabricantes dispostas a lançarem aparelhos com o sistema já instalado. Ao que tudo indica, a Samsung e a Acer são as marcas quase fechadas com a empresa de Mountain View e já estariam testando o novo sistema.
O Chrome OS não estará disponível para download. Contudo, os entusiastas poderão fazer o download do Chromium OS, uma versão completamente aberta do sistema, mas que não conta com suporte oficial da Google. Segundo o Pocket-lint, as máquinas com Chrome OS devem custar entre US$ 250 e US$ 600 nos Estados Unidos.


Fonte: Baixaki